O Futuro das Contratações Públicas Sustentáveis
- Cristiano Jorge Poubel de Castro
- 2 de mar.
- 1 min de leitura

As contratações públicas de TI possuem potencial para serem catalisadores da inovação sustentável e produzir externalidade sociais positivas.
A adoção critérios de sutentatibilidade, a exemplo das diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança), em contratações públicas de TI é uma realiade positivada na Lei n° 14.133, de 2021, e na Instrução Normativa SGD/MGI n° 94, de 2022, que trata do processo de contratação de soluções de TIC do Governo Federal.
Mas como promover ESG em contratações de TI?
✅ TI Verde e Sustentável 🌱Contrate soluções em nuvem com eficiência energética, incentive data centers sustentáveis e exija critérios de descarte responsável de hardware. O Guia de compras nacionais sustentáveis publicado pela Advocacia Geral da União avançou na direção de aproximar as compras públicas de ações positivas de preservação ambiental.
✅ Inclusão Digital e Social 🤝Estabeleça condições que incentive a adoção políticas de diversidade, acessibilidade digital e capacitação tecnológica para populações vulneráveis.
✅ Governança e Segurança Digital 🔐Exija práticas robustas de proteção de dados (LGPD), transparência e verificação da qualidade de código, garantindo soluções tecnológicas éticas e seguras.
Promover e executar contatações públicas de TI sustentáveis é desafio de nosso presente, em prol de um futuro melhor.
Cristiano Jorge Poubel de Castro
Comments